Um dos tipos mais práticos e eficientes de serra é a serra tico-tico. O modelo mais conhecido é a tico-tico manual, mas existe também uma outra máquina: a serra tico-tico de bancada.
O que define uma serra tico-tico é a sua lâmina. Ela dá a característica de corte vai e vem, permitindo que a máquina faça cortes bem precisos e livres.
A tico-tico de bancada, como o nome diz, é uma serra de bancada. Isso quer dizer que ela é fixa em uma mesa. É caracterizada pela lâmina, um manípulo para levantar e abaixar, uma mangueira de sopro e saída para serragem.
Onde usar a serra tico-tico de bancada?
Esse tipo de serra pode cortar diversos materiais.
É bem comum usá-la em madeira, mas também pode cortar cerâmica, azulejo, alguns metais e plástico.
Vantagens da serra tico-tico de bancada
O grande destaque desse modelo de tico-tico é a estabilidade no serviço. Como é fixa na bancada, ela permite um corte preciso sem o risco de irregularidades.
Além disso, é possível ter mais controle ao mexer no manípulo para definir a altura do corte.
Serra tico-tico manual ou serra tico-tico de bancada?
É muito fácil escolher a serra ideal. Você precisa de portabilidade? Se sim, a tico-tico manual é a melhor escolha. Já quem trabalha em um mesmo lugar, pode optar pela tico-tico de bancada.
Em geral, a serra tico-tico de bancada é uma máquina voltada para uso profissional. Quem ainda está começando a usar esse tipo de ferramenta pode optar pela tico-tico manual.